Jovens Tradicionalistas se mobilizam para comemorar seu dia
O jovem cada vez mais vem se destacando no meio tradicionalista, por suas ideias e atitudes valorosas. Essa valorização também se deve ao fato de serem exemplos para as crianças, e também considerados o futuro do Movimento Tradicionalista organizado
O Departamento Jovem do Movimento Tradicionalista Gaúcho tem como objetivo apoiar aos demais departamentos colaborando na organização de suas tarefas. Também passando aos jovens da sociedade responsabilidades, não só como auxiliador, mas ser a estrutura de seus próprios projetos, como oficinas, palestras, debates e eventos que transmitam a cultura, sabedoria, valores morais e éticos, que contribuam com a sociedade seguindo sempre a carta de princípios.
Para valorizar e incentivar a participação dos Jovens no Movimento Tradicionalista Gaúcha, no ano 1991, durante o 36º Congresso Tradicionalista Gaúcho, no CTG Julio de Castilhos, na cidade de mesmo nome, foi oficializado o Dia do Jovem Tradicionalista, esse que é comemorado anualmente no dia 05 de Setembro. A data foi escolhida por uma razão histórica: Porto Alegre decidiu erguer um Panteon para abrigar os gloriosos despojos dos heróis farroupilhas. Os restos de Bento Gonçalves já estavam honrosamente guardados na base do monumento erguido na cidade de Rio Grande, mas David Canabarro estava quase esquecido em Santana do Livramento. Em Porto Alegre, um moço do colégio Julio de Castilhos, filho de Livramento, procurou a Liga de Defesa Nacional e se ofereceu para organizar um piquete gauchesco para dar escolta a cavalo ao féretro de David Canabarro, que vinha para inaugurar o anunciado Panteon. Recebida a autorização, João Carlos D'Ávila Paixão Côrtes (alto, esguio, dinâmico, a perfeita imagem do gaúcho campeiro) saiu por Porto Alegre a catar companheiros para a aventura, arreios e cavalos. Assim, no dia 5 de setembro de 1947, ele montou garbosamente com mais sete companheiros, arrancando aplausos da multidão ao longo da avenida Farrapos, até a Praça da Alfândega, onde o desfile fez uma parada estratégica. Eles ficariam na história como os Oito Magníficos, os verdadeiros iniciadores do Movimento Tradicionalista. Sendo assim, o Dia do Jovem Tradicionalista remonta à década 50, essencialmente pela iniciativa de jovens como Paixão Côrtes e João Carlos D’Ávila, entre outros.
Neste ano, as comemorações alusivas ao Dia do Jovem Tradicionalista têm como tema: Carta de Princípios, valores e atitudes. Tema que tem como objetivo identificar quais os valores que a sociedade atual deixou se perder, valores estes que estão presentes na Carta de Princípios, que apesar de completar 50 anos, se mantém sempre atual. O tema foi escolhido pelos próprios Diretores Jovens das 30 Regiões Tradicionalistas, juntamente com os Coordenadores Inter-regionais, e o Departamento Jovem Central do MTG, departamento esse ligado a vice-presidência de Cultura. O tema foi escolhido pois esses jovens acreditam que podem fazer um mundo melhor. Eles têm em mente que, se cada cidadão Tradicionalista ou não, for consciente de seus direitos e deveres, dos seus valores e princípios, ou seja, tenha a certeza de onde veio, de fato saberá onde quer chegar. Sendo assim, buscam uma sociedade com mais Liberdade, Igualdade e Humanidade. Com esse tema também, os jovens querem apresentar o Movimento Tradicionalista Gaúcho Organizado, para que haja a verdadeira retomada dos mesmos valores.
Todas as Regiões estarão realizando as mais diversas atividades para resgatar esses valores, divulgar a importância do Jovem para o movimento, e também comemorar a data. Entre as atividades previstas estão: mateadas, exposições que relatem a carta de princípios e sua importância, visitas nas escolas e comunidade para divulgar o Dia do Jovem Tradicionalista, assim como nosso tradicionalismo, através de oficinas, palestras, cavalgadas que possam interagir as invernadas:Campeira, artística e Cultural, tertúlias e também a distribuição dos folders em comemoração a data.
O Departamento Jovem da 25ª Região Tradicionalista irá realizar uma ação, com o apoio da Coordenadoria, Prendas e Peões Gestão 2011/2012 e da Universidade de Caxias do Sul, no dia 05 de setembro no Centro de Convivências da UCS a partir das 18h45min. Para marcar essa data, serão realizadas diversas apresentações com jovens talentos que compõem a 25ª RT, entre declamadores, gaiteiros e violeiros, e muitas outras atrações.
Participem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário